Rolamentos na Agricultura

Federação das Cooperativas Agropecuárias do estado afirma que quase metade da safra esperada foi perdida e que prejuízo chega a R$ 36 bilhões.

Como sabemos os rolamentos estão em quase todas as máquinas e com certeza em todos os motores, então nesta matéria, abordaremos as utilizações dessas peças vitais dentro da agricultura!

Colheitadeiras, colhedoras, tratores, plantadeiras e máquinas para preparar os diferentes tipos de solos, todas estas grandes máquinas estão dando grandes passos em direção a automação e a máxima eficiência. Então, com o aumento de torque e velocidade nos motores, aumentam também as exigências nos grandes e pequenos rolamentos. Aumento de Área Quanto maiores as fazendas e os lucros, maiores são os requisitos por uma capitação de áreas maiores na hora de colher e plantar, então se estas grades e discos giratórios raspam e subsolam áreas maiores, fica claro que o peso no qual trabalham também cresce… Assim, os rolamentos devem aguentar maior carga e giro, exigindo melhores lubrificantes, melhores materiais, maior tamanho e também mais revisões. Vedação Outro aspecto de extrema importância para estes veículos de terra, é a vedação dos rolamentos, caso contrário, se alguma vedação estiver quebrada ou simplesmente não estiver bem feita, a vida do rolamento irá cair drasticamente, ou seja, enquanto um destes poderia alcançar 10 anos de uso ou mais, ele poderá ter meses de capacidade. Graças aos contaminantes como areia e terra, o atrito e o calor irão fazer a peça se corroer rapidamente. Dependendo do ambiente de trabalho os problemas podem interferir na segurança dos operários. Se seu trator for importado, é possível perder muitos dias (até muitas semanas) de trabalho até achar, comprar e trocar apenas um rolamento especial, por isto a revisão preventiva e a manutenção se faz tão importante para os donos destes “monstros”. Fonte: https://aco.com.br/rolamentos-na-agricultura/

Compartilhe